Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Moura – Deserto de Tabernas - II

Apesar do interesse despertado pela 1ª metade desta viagem ter sido fraquinho (nulo vá!), lá volto eu à “carga”, pelo menos serve de registo e recordação da mesma.
3ª Parte
Dia de partida de Almeria em direcção a Granada. A manhã começou com a desmontagem do acampamento e arrumação da tralha toda nas “burras”.
Deixámos o lugar entregue a 2 ingleses com GS 800 que acamparam ao lado das nossas tendas.
Lá partimos em direcção a Granada até começarmos a ver a Sierra Nevada e os primeiros vestígios de neve. Perto de Guadix ainda tivemos tempo para visitar as casas trogloditas (nome estranho!) que são casas gruta, cavadas parcialmente na encosta. A mim pareceram-me bastante perigosas dado o estado em que se encontrava a encosta, não me parece muito interessante estar a jantar e levar com um calhau de 100kg no prato da sopa. Mas isso sou eu!
De novo na estrada com uma passagem mais a norte próximo de Ubeda e regresso a sul em direcção ao centro de Granada. A parte do regresso a sul foi uma verdadeira maratona TT, pois atravessámos uma zona que era intercalada entre a estrada antiga toda esburacada, as obras da estrada nova com longos estradões de terra batida, e verdadeiras zonas enduro nas zonas das pontes da obra. Depois de uma ligeira paragem no centro de Granada para definir o rumo decidimos subir a Serra Nevada, e em boa hora o fizemos, pois alem do bom tempo, ainda apanhámos neve lá bem no topo e uma magnífica paisagem.
Depois da serra lá começámos a dirigir-nos ao campismo, que embora estivesse programado para a ida só utilizámos na viagem de regresso. Fica em Fuente de Piedra e tem mais informações aqui: http://www.camping-rural.com/
Ainda nós andávamos a procurar o caminho do parque e encontrámos um Alemão com uma Africa Twin, também de viagem e também à procura do dito parque. Lá demos com o mesmo, que por sinal é bastante agradável. A comunicação com o Alemão foi um misto de Espanhol, Portenhol e Inglês, mas lá percebemos que ele tinha vindo de visitar o Torcal de Antequera, que nos aconselhou (Big Rock!!) e nós aconselhámos que visitasse Ronda e Arcos de La Frontera, viagem que eu tinha feito no ano anterior.
Durante o jantar, no restaurante do parque, ainda assistimos a 2 espectáculos musicais e depois toca a deitar.
4ª Parte
Aproveitando a dica do dia anterior lá partimos em direcção ao Torcal de Antequera. E valeu a deslocação. Atravessámos o vale e começámos a subir em direcção ao centro interpretativo que foi inaugurado há pouco tempo (uns 3 anos). Pelo caminho existem diversas zonas com miradouros e placas explicativas do processo erosivo das rochas naquele local que ficam com uma forma que faz lembrar moedas empilhadas. Muito interessante!
Daqui seguimos em direcção a El Chorro e passámos pelo inicio do Caminito del Rey. O Caminito del Rey tem uma história interessante, que pode ser pesquisada pela net e até se encontram uns vídeos emocionantes também.
As estradas da zona são típicas de serra, cheias de curvas e belas paisagens.
Ainda visitámos uma barragem da zona e seguimos já para perto de Sevilha em busca do almoço. Depois do almoço foi o regresso a casa, nas calmas, e com novas paisagens na memória para mais tarde recordar.

























Sem comentários: