Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

“Espécie de Dakar 2009”


Depois da frustração com a anulação do Dakar 2008 pela ASO, ainda por cima com partida de Portugal, de ter acabado com a clássica “Baja Las Pampas”, e de ter feito tudo para inviabilizar a Africa Race, que tenho pena que não tenha tido ainda tanto sucesso, pois representa o verdadeiro Dakar, a ASO lá segue com esta espécie de Dakar que por muito que sejamos contra lá acompanhamos por gosto a este mundo da competição todo-o-terreno, e que agora se desenrola na Argentina e Chile.

As boas notícias são que os Portugueses continuam a brilhar e hoje Hélder Rodrigues fez uma excelente etapa com uma 10ª posição, subindo ao 13º posto da geral.

Hélder Rodrigues dá salto na classificação

Hélder Rodrigues teve hoje um dia positivo ao conquistar o décimo lugar na terceira etapa do Dakar Argentina-Chile, naquela que foi a segunda especial mais longa do rally, que contou com 551 quilómetros num percurso muito exigente para os pneus.

Vigésimo motard a arrancar, o piloto da Lagos Team/TMN teve mais um excelente desempenho, rodando com regularidade no Top 10, e destacando-se como o melhor piloto português.

"Estou feliz com a etapa de hoje porque, para além de ter sido a segunda maior especial, dei um bom salto na classificação geral quando ainda só vamos na terceira etapa", referiu Rodrigues, que hoje saltou para a 13ª posição da geral.

Num terreno diversificado, em pedra e areia, o piloto português sentiu-se, particularmente, à vontade, não denotando grandes dificuldades, mas na qual a poupança dos pneus foi primordial, algo que o motard luso conseguiu. No CP1, Rodrigues foi 11º, uma posição à frente do vencedor da etapa de ontem, o holandês Verhoeven, recuando depois um lugar na passagem pelo segundo check-point, no quilómetro 434.

Na parte final da especial argentina, em piso de gravilha, o piloto luso forçou o andamento, deixando para trás pilotos que hoje se debateram com maiores dificuldades, como foi o caso do polaco Czachor, de Verhoeven ou ainda do francês Cyril Desprès, novamente infeliz, perdendo hoje mais de uma hora para Marc Coma.

Entre os outros Portugueses em moto, Paulo Gonçalves também fez hoje uma boa etapa, subindo ao 18º posto da geral. Luís Ferreira ocupa a 38ª posição da geral, João Rosa a 47ª posição e Pedro Bianchi Prata a 62ª posição à geral. A lamentar a desistência por acidente de Pedro Oliveira.

Nos Camiões Elisabete Jacinto também tem dado bem conta do recado e ocupa a 30ª posição da geral.

Boa sorte a todos!

Notícia e foto: autosport.aeiou.pt

Sem comentários: