Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Argentina Chile 2009 – Final





Hélder Rodrigues terminou em grande estilo a sua participação no “Dakar”. O piloto português ganhou a derradeira etapa, assegurando assim o 5.º lugar no final da prova. A satisfação nas hostes nacionais era extensiva a Paulo Gonçalves, 10.º da “geral”, e a Bianchi Prata, que conseguiu mesmo fechar o lote dos trinta primeiros classificados.

A última etapa deste "Dakar" sul-americano disputou-se entre Córdoba e Buenos Aires, incluindo um sector selectivo de 227 Km em pistas muito rápidas. Hélder Rodrigues entrou em acção apenas com 44 segundos de vantagem sobre Pal Anders Ullevalseter, lançado ao ataque para não ser surpreendido pelo norueguês.

Com as restantes posições de topo consolidadas, foi sem surpresa que Rodrigues e Ullevalseter surgiram como os mais rápidos do dia desde os primeiros quilómetros da "especial". A fase inicial do duelo foi muito equilibrada, pois ao Km 88 o lusitano só tinha conseguido ganhar 3 segundos ao adversário directo. A seguir Hélder incrementou mais o ritmo, e após 140 Km já tinha angariado 48 segundos sobre Ullevalseter. Uma vantagem determinante, pois na parte final do troço ambos os pilotos se debateram com o desgaste dos respectivos pneus traseiros.

Assim, Hélder Rodrigues conquistou a sua terceira vitória em etapas no "Dakar", batendo hoje Ullevalseter por 2m07s. O lusitano repete também o 5.º lugar na prova, que já conquistara há dois anos, confirmando o estatuto de piloto de topo no TT internacional. "Foi um dia muito feliz, com uma etapa muito dura, principalmente a nível psicológico," esclareceu Rodrigues. "Na parte final do troço o meu pneu traseiro já acusava bastante desgaste, mas serrei os dentes porque não queria perder o 5º lugar."

Tal como Rodrigues, também Paulo Gonçalves concluiu a sua terceira participação no "Dakar", mas agora com um resultado francamente superior – um expressivo 10.º lugar da "geral", sendo o segundo melhor entre os condutores de motos até 4500cc, e melhor representante da Honda.

Partindo para esta etapa com meia-hora de vantagem acumulada sobre o 11.º classificado, naturalmente Paulo Gonçalves imprimiu uma toda bastante calculista para evitar contratempos de última hora. Em consequência, o piloto de Esposende foi 17.º neste dia, chegando a Buenos Aires para comemorar um desempenho de grande qualidade ao longo da prova.

"A especial de hoje era muito rápida, sendo difícil acompanhar as motos de maior cilindrada," declarou Gonçalves. "Dado o avanço que tinha para os adversários mais directos, optei por uma condução prudente para terminar sem correr riscos desnecessários. Hoje, o meu objectivo era proteger o que tinha alcançado."

Satisfeito está também Pedro Bianchi Prata, que completou a sua segunda participação na grande maratona. A estrear uma nova moto, a BMW 450cc, o portuense conseguiu mesmo terminar entre os trinta primeiros. Aliás, no final da penúltima etapa tinha sido reclassificado para 29.º, devido a problemas sofridos por dois adversários. Esse facto deu-lhe margem para hoje rolar de forma defensiva, evitando riscos escusados. Assim, Bianchi foi 60.º na etapa, terminando este "Dakar" na 30.ª posição absoluta, e 13.º na classe até 450cc.

"Hoje andei com calma para completar este rali," afirmou Bianchi. Quanto à globalidade da prova, foi um Dakar diferente, vi e vivi momentos indescritíveis em dois países lindos. O apoio do público é o que mais me marcou. Gostava de ter terminado num lugar mais à frente, mas as circunstâncias não permitiram isso. "

O espanhol Marc Coma conquistou o seu segundo triunfo no "Dakar", ele que comandou esta edição desde o primeiro dia. Após os problemas de pneus verificados nas etapas iniciais, Cyril Despres recuperou até ao 2.º posto, enquanto David Fretigné impressionou ao conduzir a sua moto de 450cc até ao 3.º lugar absoluto. Chegaram ao fim 113 pilotos, pouco mais de metade dos 216 participantes na categoria moto.

Classificação – Final: 1.º Marc Coma (KTM) 52h14m33s; 2.º Cyril Despres (KTM) a 1h25.38; 3.º David Fretigné (Yamaha) a 1h38.56; 4.º David Casteu (KTM) a 2h17.54; 5.º Hélder Rodrigues (KTM) a 2h22.11; 6.º Pal Anders Ullevalseter (KTM) a 2h25.02; 7.º Jordi Viladoms (KTM) a 2h28.29; 8.º Frans Verhoeven (KTM) a 2h50.39; 9.º Henk Knuiman (KTM) a 3h22.41; 10.º Paulo Gonçalves (Honda) a 4h12.42; … 30.º Bianchi Prata (BMW) a 13h27.56.

Fonte: fnm.pt

Sem comentários: