Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

GP de Portugal 2007 - Estoril


Já no próximo fim-de-semana!!

No início da presente temporada, ninguém apostaria que o Autódromo do Estoril poderia ser palco de coroação para o novo campeão de MotoGP. Mas essa hipótese, afinal, pode mesmo vir a concretizar-se, e constitui uma aliciante extra para o G.P. de Portugal, que reúne todas as condições para proporcionar um grande espectáculo à enorme multidão de aficcionados prevista para o Autódromo.

As contas são fáceis de fazer. No Campeonato do Mundo de Velocidade, restam por disputar cinco jornadas. Casey Stoner parte para o Estoril com 85 pontos de vantagem sobre Valentino Rossi. Ora, se o australiano ganhar na pista portuguesa, e se Rossi não terminar entre os cinco primeiros classificados, Stoner sagra-se desde logo campeão do mundo de MotoGP.

Também no início da temporada ninguém poderia prever o intenso domínio registado por Casey Stoner. Aos 21 anos de idade, o piloto australiano demonstrou uma consistência assinalável, conduzindo a Ducati a oito triunfos, em treze provas disputadas. Para o efeito concorrem as alterações introduzidas na categoria máxima do motociclismo: este é o primeiro ano de utilização de motos 800cc, e as regras de escolha de pneus foram modificadas. A Ducati adequou-se apresentou uma máquina competitiva e Casey Stoner fez o resto, remetendo os adversários para papéis secundários.

Nesta fase final do Campeonato de MotoGP, interessa também observar a reacção da concorrência, e veremos se Valentino Rossi poderá usufruir de uma Yamaha com potencial renovado para conquistar algumas vitórias – até ao momento, este ano apenas soma três – assim como a Honda e a Suzuki continuarão a desenvolver as suas máquinas com os olhos postos no podium.

Nas restantes classes, não existe qualquer hipótese aritmética dos campeões 2007 serem conhecidos no Estoril. No entanto, em 250cc chegar ao título parece ser apenas um questão de tempo para o espanhol Jorge Lorenzo, vitorioso em oito das doze corridas diputadas. Já em 125cc, cada corrida tem proporcionados batalhas cerradas para os lugares cimeiros, mas nesta fase dois pilotos estão melhor posicionados para um duelo final: o húngaro Gabor Talmacsi, actual líder com 10 pontos de vantagem sobre o espanhol Hector Faubel.

Na classe de 125cc vai também alinhar o único piloto português com estatuto de "wild card". Ivo Relvas, jovem de 17 anos, actual comandante do Troféu Nacional de 85cc, vai conduzir uma Aprilia ex-Mattia Pasini, e tem como objectivo essencial conseguir a qualificação para a corrida de Domingo.

Outros jovens portugueses vão estar em acção mas numa corrida de "contorno" – a da classe "Pré-GP 125", a disputar na tarde de Sábado. Num pelotão de 27 pilotos, onde predominam os "jovens lobos" ibéricos, Miguel Oliveira está no "top" dos candidatos à vitória, mas Robin Barbosa também possui boa rodagem da categoria e pode discutir lugares cimeiros. O programa de Sábado completa-se com outra classe de apoio aos G.P., também destinada a jovens pilotos – a Red Bull MotoGP Rookies Cup – que conta com 23 inscritos.

Fonte: fnm.pt e circuito-estoril.pt

Sem comentários: