Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

terça-feira, 18 de setembro de 2007

1º Moto Rali Turístico – Terras de Moura Salúquia – Concelho de Moura

É já nos próximos dias 6 e 7 de Outubro que se realiza o 1º Moto Rali Turístico do Moto Clube Moura – Terras de Moura Salúquia – Concelho de Moura, inserido no 11º Troféu Nacional de Moto Ralis - 2007. O programa conta com os habituais atractivos deste tipo de eventos, com a particularidade de este se realizar no Alentejo, estando aliado assim às suas gentes, saberes e tradições.

O destino de Moura parece querer manter-se ligado à abundância do elemento de que o Alentejo mais carece: a água. Dizem os seus habitantes que, mesmo quando falta no concelho, na cidade nunca deixa de jorrar nas fontes alimentadas pelas nascentes do Castelo.

Associada a água, um outro elemento - que só a altas temperaturas a ela se mistura - tem feito também o nome de Moura: o Azeite produzido a partir de mais de um milhão de pés de oliveira que crescem nos barros férteis da sua envolvente, trepam pela serra da adiça e nos conduzem até Santo Aleixo da Restauração e Barrancos.

A par dos olivais, que convivem, com belas zonas de montado, crescem nestas paragens famosos meloais. Os prados servem de pasto a ovelhas que nos permitem, também aqui provar um excelente queijo de Serpa, enquanto as vinhas, umas implantadas em solos vermelhos calcários, outras em terrenos xistosos, dão um importante contributo para a fama dos vinhos de duas sub-regiões vitivinícolas do Alentejo: Moura e Granja - Amareleja.

Sábado, 06 de Outubro

- 9h00m: Encontro no cais de embarque da Aldeia da Estrela.
- 9h30m: Partida da equipa n.º 1
Início do passeio pela Póvoa de S. Miguel, Amareleja, S.to Amador e Safara, em ambiente de grandes surpresas “Traz um barrete, e lava a moto com o sabonete”
- 13h00m: Almoço, em Safara, no Restaurante “O Arcada”
- 14h30m: Partida da equipa n.º 1
Continuação dos saberes e costumes das gentes alentejanas, por terras de St.º Aleixo da Restauração, Sobral da Adiça, passando pela Herdade do Machados.
- 18h30m: Chegada da equipa n.º 1
Dormida na Residencial Alentejana.
- 20h30m: Jantar com os sabores do Alentejo

Domingo, 07 de Outubro

- 9h30m: Encontro no Anfiteatro do Castelo de Moura
- 10h00m: Partida da equipa n.º 1
Visita à Cidade de Moura, com passeio pedonal. Terminado este acordar pachorrento, vamos ver os paredões da Barragem do Alqueva e açude de Pedrógão.
- 13h00m: Almoço na “Cantina da Orada


Mais informações e ficha de inscrição podem ser encontrados aqui:

Programa

Inscrição

Sem comentários: