
Parece que o histórico circuito de Vila Real vai voltar a receber provas de velocidade já este ano. De acordo com o site da C. M. de Vila Real, o circuito manterá cerca de 50% do circuito original, com uma extensão de 4,6 km. O regresso, após este longo interregno está marcado para os dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2007.
O regresso do circuito de Vila Real
Fruto da união de esforços e de uma vontade comum à Câmara Municipal de Vila Real e ao Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), foi possível passar do sonho à realidade e apresentar, no dia 14 de Março, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal de Vila Real, completamente lotado, o projecto, talvez, o mais aguardado, não só pela cidade e pelo Concelho de Vila Real, mas, também, por toda a Região, do Regresso do Circuito de Vila Real.
As “Corridas de Vila Real”, marca distintiva, por excelência, da cidade no panorama nacional, constituíram, durante muitos anos, o mais emblemático cartaz turístico de Vila Real e de toda a Região Norte, sendo, por essa razão, Vila Real referenciada como a cidade portuguesa com mais tradições no Desporto Automóvel Nacional, tendo acolhido corridas urbanas de automóveis e de motos, desde 1931 até 1991, com alguns interregnos pelo meio, tendo atingido os seus pontos mais altos, nas décadas de 60 e 70, altura em que se realizaram inúmeras corridas internacionais de grande prestígio.
O Circuito de Vila Real nasceu, em 1931, pela vontade de um grupo de entusiastas locais liderados por Aureliano Barrigas, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do Palácio de Mateus, num circuito com 7.150m, que sobreviveu até 1991. Interrompidas, desde 1992, naquele que é o maior interregno na história do Circuito, as corridas estarão de volta, este ano, em Outubro, e, em Vila Real, sente-se já o frenesim e a agitação de outros tempos.
Vila Real: “Catedral do Desporto Automóvel”
O regresso do circuito de Vila Real
Fruto da união de esforços e de uma vontade comum à Câmara Municipal de Vila Real e ao Clube Automóvel de Vila Real (CAVR), foi possível passar do sonho à realidade e apresentar, no dia 14 de Março, no Pequeno Auditório do Teatro Municipal de Vila Real, completamente lotado, o projecto, talvez, o mais aguardado, não só pela cidade e pelo Concelho de Vila Real, mas, também, por toda a Região, do Regresso do Circuito de Vila Real.
As “Corridas de Vila Real”, marca distintiva, por excelência, da cidade no panorama nacional, constituíram, durante muitos anos, o mais emblemático cartaz turístico de Vila Real e de toda a Região Norte, sendo, por essa razão, Vila Real referenciada como a cidade portuguesa com mais tradições no Desporto Automóvel Nacional, tendo acolhido corridas urbanas de automóveis e de motos, desde 1931 até 1991, com alguns interregnos pelo meio, tendo atingido os seus pontos mais altos, nas décadas de 60 e 70, altura em que se realizaram inúmeras corridas internacionais de grande prestígio.
O Circuito de Vila Real nasceu, em 1931, pela vontade de um grupo de entusiastas locais liderados por Aureliano Barrigas, aproveitando as características de algumas estradas que ligavam o centro de Vila Real às imediações do Palácio de Mateus, num circuito com 7.150m, que sobreviveu até 1991. Interrompidas, desde 1992, naquele que é o maior interregno na história do Circuito, as corridas estarão de volta, este ano, em Outubro, e, em Vila Real, sente-se já o frenesim e a agitação de outros tempos.
Vila Real: “Catedral do Desporto Automóvel”
Na apresentação oficial do Regresso do Circuito de Vila Real, o Presidente do CAVR, Jorge Almeida, sublinhou tratar-se de um projecto mobilizador que surgiu de um “desafio lançado pelo Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins”. Como resposta a esse desafio, congregaram-se todos os esforços, aproveitando-se, como explicou,” trabalhos e estudos do tempo de Manuel Fernandes, no sentido de se encontrar um novo Circuito, depois de criadas as condições de segurança exigidas pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK)”.
“Enquadrar as provas em actividades de desenvolvimento turístico e voltar a fazer de Vila Real a Catedral do Desporto Automóvel” são, como defendeu Jorge Almeida, os principais objectivos deste projecto.
O Vice-presidente da FPAK, Domingos Piedade, considera ser um “privilégio” poder fazer parte do projecto de revitalização do grande cartaz da Cidade e da Região, ao qual se sente ligado, desde o primeiro momento em que surgiu a ideia, em 2004.
(…)
Memorial evocativo das Corridas de Vila Real
“Enquadrar as provas em actividades de desenvolvimento turístico e voltar a fazer de Vila Real a Catedral do Desporto Automóvel” são, como defendeu Jorge Almeida, os principais objectivos deste projecto.
O Vice-presidente da FPAK, Domingos Piedade, considera ser um “privilégio” poder fazer parte do projecto de revitalização do grande cartaz da Cidade e da Região, ao qual se sente ligado, desde o primeiro momento em que surgiu a ideia, em 2004.
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Memorial evocativo das Corridas de Vila Real
Para o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Manuel Martins, “o desfio está lançado” Visivelmente satisfeito, com a concretização de uma das suas mais antigas pretensões pessoais e políticas, o edil Vila-realense adiantou que, “na rotunda, junto às antigas “boxes”, na Avenida Aureliano Barrigas, nascerá num Memorial evocativo das grandes corridas de Vila Real, como forma de perpetuar o património histórico e afectivo dos Vila-realenses”.
Novo Circuito Urbano de Vila Real mantém cerca de 50% do traçado original
Novo Circuito Urbano de Vila Real mantém cerca de 50% do traçado original
Escolhido um novo traçado, mais curto, com 4.6 km, constituído por parte da Avenida da Europa, na qual se fixarão a “partida” e a “chegada”, a Av. de Osnabrück, Rua Gaspar Sameiro, Rua Vasco Sameiro, Rua Nª. Sr.ª dos Prazeres e parte da Rua Visconde de Carnaxide, assim como a Alameda de Grasse, e implementadas as mais exigentes medidas de segurança passiva, que permitem dotar a cidade de uma estrutura amovível apta a acolher eventos de desportos motorizados para veículos actuais e antigos, de acordo com os padrões internacionais para os veículos de Turismo e Sport GT, o tão desejado regresso das corridas está marcado, para os dias 5, 6 e 7 de Outubro de 2007.
O novo circuito apresenta como características fundamentais o facto de se desenrolar, apenas, de um dos lados do Rio Corgo, num traçado natural, com 20 curvas; 9 para a esquerda e 11 para a direita, ficando a maior com cerca de 400 metros, com 3 passagens superiores, o que, aliado às duas passagens inferiores existentes, vai possibilitar uma maior mobilidade dos muitos espectadores esperados para estes eventos, assim como a circulação automóvel de cerca de 90% dos moradores do interior do Circuito, situando-se o centro nevrálgico do Circuito, na actual sede do CAVR e espaços adjacentes.
A notícia completa pode ser vista aqui:
O Regresso do Circuito de Vila Real
O novo circuito apresenta como características fundamentais o facto de se desenrolar, apenas, de um dos lados do Rio Corgo, num traçado natural, com 20 curvas; 9 para a esquerda e 11 para a direita, ficando a maior com cerca de 400 metros, com 3 passagens superiores, o que, aliado às duas passagens inferiores existentes, vai possibilitar uma maior mobilidade dos muitos espectadores esperados para estes eventos, assim como a circulação automóvel de cerca de 90% dos moradores do interior do Circuito, situando-se o centro nevrálgico do Circuito, na actual sede do CAVR e espaços adjacentes.
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O Regresso do Circuito de Vila Real
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