Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

terça-feira, 10 de abril de 2007

9º Portugal de Lés-a-Lés – 7 a 9 de Junho 2007– Aventura começa a ganhar forma

Conhecidos que eram os pontos de partida e chegada de cada uma das etapas do 9º Portugal de Lés-a-Lés (Arcos de Valdevez, Marvão, Faro), a Federação Nacional de Motociclismo começa a desvendar mais alguns dados do maior evento mototurístico nacional, dando a conhecer alguns locais de paragem de um dos mais bonitos percursos de sempre.

E relembra que as inscrições, limitadas a 600 participantes, serão disponibilizadas através do site www.fnm.pt e de boletins de inscrição distribuídos pelos mais de 200 motoclubes federados, em finais do mês de Abril. De referir que este ano, quem ainda não tem acesso à internet não será prejudicado pois o boletim de inscrição só será colocado on-line uns dias após ter chegado por correio aos clubes.

O itinerário, privilegiando os mais desconhecidos recantos do nosso País, começa, no dia 8 de Junho, em Arcos de Valdevez, cumprindo os primeiros quilómetros nas verdejantes serranias do Parque Nacional Peneda-Gerês, com visitas às belíssimas aldeias de Soajo e Lindoso, donas de eiras comunitárias e dos espigueiros mais característicos de Portugal. O almoço, previsto para Tarouca, acontecerá depois da visita ao Mosteiro de Salzedas e a ponte-torre de Ucanha enquanto o mosteiro de São João de Tarouca servirá de complemento, em jeito de histórica sobremesa.

Durante a tarde, e com lanche previsto em Gouveia, a ligação à história vila de Marvão, Património Mundial e candidata a uma das sete maravilhas de Portugal, será feita através das estradas serranas com a subida à Torre, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, a fazer-se, pela primeira vez, durante o dia.

Anuncia-se assim uma tirada exigente em termos de condução, repleta de deliciosas curvas – incluindo a passagem pela serra de São Mamede – até à vila-fortaleza que conta com pouco mais de 160 residentes e que será, literalmente, invadida por enorme e colorida caravana motociclística.

No segundo dia de um itinerário muito turístico, repleto de "segredos" que fazem as delícias dos participantes, a nona edição do Portugal de Lés-a-Lés levará a caravana até Faro, com paragem para almoço programada no centro histórico de Moura, onde a tradicional gastronomia alentejana reconfortará os estômagos e a pacatez das extensas planícies de olivais ajudará à digestão.

Em Faro, já se sabe, poderão os mototuristas contar com recepção de luxo, com assinatura do experiente Moto Clube de Faro que, em tempo de festejos do 25.º aniversário, acolherá, pela terceira vez na história do Lés-a-Lés, os resistentes da longa travessia no centro histórico da capital algarvia.

Associadas à Federação Nacional de Motociclismo estarão diversas empresas, distribuidoras de utilíssimo material para mototurismo, como a Luzeiro, Garmin, Bomcar, Touratech e Top Sedlery, que sortearão ofertas de enorme qualidade durante o jantar de abertura, em Arcos de Valdevez.

De salientar também que a FNM volta a contar com o serviço de equipa de reportagem para produzir DVD, com mais e melhores meios para recolher imagens ao longo de todo o 9.º Portugal de Lés-a-Lés, que será oferecido a todos os participantes.

O Gabinete de Imprensa
9.º Portugal de Lés-a-Lés
Mais uma vez a caravana do Lés-a-Lés vai passar por Moura, desta vez com paragem mais prolongada, pois inclui o almoço dos participantes desta animada aventura. Atenção aos interessados em participar, pois as inscrições vão voar.

Fonte fnm.pt

Sem comentários: