Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

As irmãs Van Buren: Primeira Rota Transcontinental




As irmãs Van Buren (Adeline e Augusta) foram as duas primeiras mulheres a fazer uma rota transcontinental a solo (de Nova York para a Califórnia em 1916).

Eles saíram a 4 de Julho de 1916 e chegaram a Los Angeles a 8 de Setembro, depois de viajar 5.500 milhas por estradas perigosas, não pavimentadas e enfrentarem a chuva e pisos lamacentos.

Ambas eram membros ativos na preparação do Movimento Nacional que antecedeu a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial e eles pensaram que poderiam fazer trabalhos de correio em moto e, assim, demonstrar que as mulheres poderiam conduzir tanto quanto os homens.

Para o provar planearam uma viagem que iria ficar para a história. Precisavam de conhecimentos de navegação pois iriam passar milhares de quilómetros sem sinalização nas estradas, conhecimentos de mecânica, pois a fiabilidade das suas Indian (e de qualquer moto daquela epoca) sob estas condições deixavam muito a desejar. Aprenderam não só a substituição de peças, mas também a adaptar-se e resolver problemas com meios limitados para sobreviver no deserto, para dormir a céu aberto, e a racionar comida e bebida.

A roupa era pesada, e as mudanças nas temperaturas eram muito grandes, apesar de viajarem no verão. A chuva escorria-lhes sobre a pele, e o sol causava-lhes tonturas quando ultrapassava os 50 ºC. Elas evitavam o calor do dia, mas era impossível dirigir à noite ao relento.

Adeline era professora de Inglês, e trabalhou para o Exército dos Estados Unidos depois de regressar da viagem. No entanto, depois de provar a sua competência como motorista e provar que podia conduzir perfeitamente em estradas de montanha, foi rejeitado o seu pedido de entrada no corpo.

Na viagem elas conduziram para oeste através Buffalo, Chicago e Omaha.

Do Nebraska abriram caminho para Denver, e com o ”Pike’s Peak” recém-inaugurado cruzaram as montanhas rochosas. 14.109 metros de pista para cima (ainda hoje impõem respeito, principalmente com motos pesadas)

Esta foi realmente uma aventura, mas elas tiveram uma tenacidade e coragem que ainda hoje emociona e surpreende.

(Tradução de Fonte: http://super7moto.com)

Sem comentários: