Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Long Way Down


Esta série já tem uns tempos e eu também já a vi há alguns meses, mas ainda não a tinha referido por estas bandas.

Vi isto numa dobragem manhosa em Castelhano, mas como não a paguei, é o que se pode arranjar.

Este projecto é uma reedição do Long Way Rownd, mas agora da Escócia até à Africa do Sul, com uma entrada em África pela Líbia. Tem a desvantagem de ser ainda mais comercial e de tocar apenas já muito ao de leve a verdadeira aventura de moto por África.

Desde uma terceira GS1200 pilotada pelo cameraman, e que os segue para todos os lados, e que em caso de avaria é o “sacrificado”, a um jipe de apoio com dois mecânicos a bordo sempre a postos, ao camião de assistência, que também transporta o médico, tudo é posto ao dispor dos “meninos” para que superem esta “aventura”.

Atenção que há tipos que ainda hoje fazem o Dakar com a assistência oficial da prova, que consiste numas caixas com ferramentas e peças transportadas de camião, que chega quando chegar…

Mas há outros episódios dignos de registo. Num país, já não me lembro qual, tiram o dia para ir de avião a outro país visitar um campo da Unicef. Compreendo a vertente de solidariedade do projecto, ainda para mais sendo figuras conhecidas, mas solidariedade era passarem lá de moto e oferecerem o dinheiro da viagem de avião da comitiva à Unicef.

Outro episódio que achei “curioso”: a dada altura da viagem vem juntar-se à comitiva a mulher do Ewan numa GS 650 (nada a dizer da moto que é um espectáculo!!) que os acompanha na viagem durante vários dias. Ela tinha tirado a carta há poucas semanas e escusado será dizer que o chão foi o seu “local de eleição”. Acho que tinha sido de evitar!

Outra que também já vem sendo hábito: num determinado país, sinceramente também já não me recordo qual, aparece a mãe do Ewan para lhe fazer uma surpresa, tipo vou ali a África dar um recado e já venho. Dá ideia que a “aventura” é só facilidades.

Tirando estes “grandes pormenores” ficam as imagens, os locais, as pessoas e algumas estórias engraçadas e como não vejo novelas fica a esperança que o produtor, para a próxima, reveja um bocado o conceito de Aventura.

Como nota final fica o facto de na semana passada ter encontrado o livro à venda, o titulo em Português é – Uma longa viagem até ao sul – se bem me lembro custava cerca de 18€, e ainda me despertou algum interesse na compra, mas ao ler a contracapa tinha algo do género:”… dois motoqueiros percorrem o continente Africano…”.

Fiquem com ele.

Sem comentários: