Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Moto “Portuguesa” estreia-se no Lisboa-Dacar


Depois dos jipes da UMM, é agora a vez de uma moto portuguesa fazer a sua estreia no Lisboa-Dakar do próximo ano, num projecto inédito desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) da Universidade de Aveiro.

A ideia, essa partiu de Pedro Oliveira, que entendeu que a experiência adquirida na última edição do Dakar, onde se estreou com um abandono, deveria ser aproveitada para evoluir a sua Yamaha WR 450, tornando-a mais fiável e mais adaptada às características da maratona africana.

Juntamente com o seu sócio, Elísio Paulo Azevedo, iniciou então uma feliz parceria com a Universidade de Aveiro para a concepção da que é hoje Dakar Teck, cujo primeiro exemplar ficou concluído na última semana.

Da moto original, a Yamaha WR 450, apenas se aproveitou o motor e o braço oscilante onde engata a roda traseira, sendo tudo o resto projectado de raiz, numa verdadeira obra de artesão. O resultado é uma moto mais estreia que a original, com menor centro de gravidade e, sobretudo, bem mais fiável que a de fábrica, muito por culpa do seu revolucionário sistema de refrigeração do motor, precisamente o motivo que esteve na base do abandono do motard que defendia as cores da Bianchi Prata Competições. A partir de agora, e durante um mês, a Dakar Teck vai ser testada exaustivamente no terreno, estando agendados cinco dias em Marrocos.

Para o seu primeiro grande teste, a equipa inscreveu dois pilotos no Lisboa-Dakar, juntando-se o estreante Fernando Ferreira, este ano Vice-Campeão Nacional de Enduro T1, ao repetente Pedro Oliveira na defesa das cores do Dakar Teck Adventure Team.

Fonte: autosport.clix.pt

Sem comentários: