Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Miguel Oliveira vence Troféu Mediterrânico


Miguel Oliveira conquistou mais um importante título para o seu palmarés, ao vencer o Troféu Mediterrânico de Velocidade na classe Pre-125. O quarto lugar na derradeira jornada foi suficiente para o jovem lusitano assegurar o triunfo na competição.

À partida para a sétima e última jornada do Troféu Mediterrânico, Miguel Oliveira tinha 2 pontos de desvantagem para o líder, Maverick Viñales. Portanto, qualquer deles dependia apenas de si próprio para alcançar o êxito global.

A prova disputou-se no Circuito de Alcarràs, próximo de Lérida, e Oliveira logo nos treinos conseguiu o 4.º tempo, entre 46 concorrentes. Na corrida rodou sistematicamente no grupo da frente, alternando entre os segundo e terceiro lugares. Entretanto, esse grupo ficou circunscrito a quatro unidades e nele não estava Maverick Viñales, situado no quinto posto mas a perder terreno para os primeiros.

Nessa conjuntura, Miguel Oliveira sabia que o quarto lugar era suficiente para conquistar o título. Então, apesar de oferecer réplica aos adversários directos, o lusitano foi calculista, evitando excessos que pudessem comprometer a vitória no Troféu. Como tal, cruzou a meta no 4.º lugar, literalmente colado ao predecessor imediato. Após 13 voltas ao circuito o vencedor foi Adrian Menchen, com 2,1s de vantagem sobre Paul Romain, 3,0s para Antonio Exposito e 3,1s face a Miguel Oliveira. Quanto a Maverick Viñales, foi quinto colocado, a 9,5s do vencedor.

Embora Oliveira e Viñales tenham terminado o Troféu Mediterrânico em igualdade de pontos, o desempate foi favorável ao jovem da Charneca da Caparica. No conjunto das setes jornadas da classe Pre-125, repartidas por seis circuitos espanhóis, ambos falharam um resultado – o português por queda resultante de avaria mecânica, Viñales por ausência devido à convalescença de uma intervenção cirúrgica.

Também, qualquer deles ganhou duas corridas. Assim, Oliveira venceu o Troféu porque a sua pontuação seguinte (um 3.º lugar), foi superior à do rival, que além dos dois triunfos não registou mais nenhuma subida ao podium.

Aos 12 anos de idade, Miguel Oliveira continua assim na senda dos êxitos, ilustrando um palmarés que o consagra no lote dos melhores pilotos ibéricos da sua geração.

Fonte: fnm.pt

Sem comentários: