Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

domingo, 28 de outubro de 2007

1º Moto Rali Turístico – Terras da Moura Salúquia – Concelho de Moura – Reportagem

Desta vez fica a foto de grupo e a reportagem publicada no site da Federação Nacional de Motociclismo sobre a prova.


Boa estreia do MC Moura nos moto-ralis turísticos - Terras da Moura Salúquia ao pormenor

Quem quis conhecer o concelho de Moura ao pormenor, aproveitou e bem a sétima jornada do Troféu de moto-ralis turísticos da FNM. No fim de semana de 6 e 7 de Outubro, o Moto Clube de Moura foi excelente anfitrião de 72 mototuristas, divididos por 48 equipas representativas de 16 motoclubes de todo o país.

E muito aprenderam e se divertiram estes viajantes ao longo das duas etapas, intensas e diversificadas.

Enquanto a de sábado percorreu todo o território do concelho, a de sábado foi maioritariamente pedestre e dedicada à cidade da árabe Salúquia, alcaidessa cuja lenda marcou a região a tal ponto de dar o nome e brasão a Moura.

O MC Moura, a estrear-se nestas organizações minuciosas e de grande sensibilidade turística, passou no exame com distinção. Criou tarefas e surpresas bem de acordo com a região e seu dia-a-dia. Os mototuristas tiveram de fazer pegas de caras, encher linguiças ou defender Santo Aleixo. Os jogos tradicionais estiveram em força com a malha, berlinde, arco e fisga.

Conheceu-se ainda o Museu do Rio de Santo Amador, rijo ferreiro de Safara, o Lagar de Varas de Moura, o Poço Árabe, o castelo e várias e antigas igrejas da cidade.

Mas para quem gosta de saborear os prazeres da moto, foram os trajectos entre as diversas freguesias como Safara, Amareleja, Sobral da Adiça, Estrela e Póvoa de S. Miguel que encheram as medidas aos participantes. O percurso muito variado, entre um milhão de pés de oliveiras - que segundo dizem forma o maior olival da Península Ibérica – e os vales do Ardila e outras ribeiras que vão dando vida às searas e planícies, alterou constantemente entre as rectas asfaltadas, as ruelas brancas das vilas e os bons estradões de terra batida das enormes herdades.

Nestas, raramente há pontes sobre as ribeiras. E a de Toutalga e de Brenhas até tinham uns 30 cm de água para refrescar as motos. Chafurdice garantida e boas fotos para a posteridade.

Todos se sentiram e bem no Alentejo. As refeições foram típicas e os organizadores trajados a rigor. No primeiro dia de homens rurais e ceifeiras, no domingo de árabes e Salúquias.

Assim, sim.

O casal Cordeiro foi o mais regular e venceu o seu primeiro moto-rali. Recebeu umas meias da tia Rita de Sobral da Adiça. Também todos regressaram a casa com garrafas de azeite e a linguiça que manufacturaram de véspera, na Amareleja!

Fonte: fnm.pt

Sem comentários: