Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

domingo, 18 de março de 2007

O Caminho Mais Longo


Comecei a semana passada a ler este livro que relata a aventura de Ewan McGregor, actor de cinema (Trainspoting, Moulin Rouge, Guerra das Estrelas, etc) e fanático confesso por motos, que um dia reparou que era possível dar a volta ao mundo, atravessando o estreito de Bering e entrar no Alasca a partir da Rússia. Assim, decidiu telefonar ao seu melhor amigo, Charley Boorman, também actor e entusiasta por motos, e convencê-lo a acompanhá-lo numa viagem inesquecível.

Partiram de Londres em duas BMW e durante 15 semanas, percorreram as estradas da Europa, Eslováquia, Ucrânia, Cazaquistão, Mongólia, Sibéria e Rússia, atravessando o Pacífico até ao Alasca, e descendo pelo Canadá até aos Estados Unidos. É uma distância de 30 000 km. Significa ter de atravessar 19 zonas horárias e 3 continentes, passando pelos montes Urais, pelas Montanhas Rochosas e por dois desertos.

Diariamente, a dupla cobria distâncias equivalentes à que separa Londres de Edimburgo numa mota carregada com o equipamento necessário à sobrevivência do homem e da máquina por 3 meses.

A viagem foi inteiramente documentada, com fotografias, e diários escritos ao pé da fogueira, sendo este livro o resultado das suas aventuras.

Até agora estou a gostar, e ainda só vão na República Checa. Recomendo.

Fontes: bertrand.pt ; fnac.pt ; longwayround.com

Sem comentários: