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segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estoril-Portimão-Marrakech

Pódio nas motos totalmente ocupado por Portugueses

Hélder Rodrigues (Yamaha) acabou mesmo por confirmar a sua condição de favorito à vitória na estreia do Rally TT Vodafone Estoril-Portimão-Marrakech, sobretudo após a ausência (forçada) de Cyril Despres. Ainda assim, o piloto português teve que contar com forte resposta por parte dos compatriotas Ruben Faria (KTM) e Paulo Gonçalves (BMW), bem como de David Casteu (Sherco) e Frans Verhoeven (BMW).


Com Luís Correia (Yamaha) a cotar-se como o primeiro comandante da prova do Automóvel Club de Portugal, Rodrigues acendeu à liderança na etapa seguinte e apenas perdeu a posição para Casteu na sexta etapa (Merija), a primeira em Marrocos. No entanto, no dia seguinte, tudo regressou à normalidade, com o piloto da Yamaha a não mais largar a liderança até à chegada da caravana a Marrakech, este domingo.

“Estou muito contente com este resultado. A prova não foi nada fácil, exigente do ponto de vista da navegação, mas não tive muitos problemas mecânicos e fisicamente também aguentei bem o muito calor que se fez sentir em Marrocos, sobretudo. Penso que esta prova tem um grande futuro para as Motos”, confessou.

Ideia partilhada por Ruben Faria, segundo classificado e primeiro da classe (450+). O piloto algarvio partia para ajudar Cyril Despres a vencer, mas a ausência do francês deu-lhe outra responsabilidade. “Face ao que estava delineado, este segundo lugar foi muito bom e o Cyril ligou a dar-me os parabéns. Houve muita navegação, uma prova ao estilo africana e com ares de Dakar. Seguramente, do ponto de vista das Motos, o Dakar e esta prova são as melhores. A organização esteve em excelente nível do ponto de vista de indicações, bivouacs, road books e escolha de especiais”, lembrou.

A completar o pódio, Paulo “Speedy” Gonçalves teve uma prova em crescendo, com um início comprometedor para as suas ambições, quando um problema mecânico lhe valeu perder 26m na etapa inaugural. Daí para cá, o piloto da BMW foi sempre um dos mais rápidos, venceu uma etapa (Er Rachidia) e ganhou posições até se fixar no terceiro lugar, mas com Casteu sempre por perto.“Foi bastante bom. Comecei com um atraso, mas depois reagi bem e terminar no pódio é muito positivo. Este rali é muito interessante, tem tudo para ser uma de duas grandes provas para as Motos no calendário”.

A completar o Top 5, Casteu e Verhoeven acabaram por não ter argumentos para se impor à “armada” portuguesa, ainda que o francês tenha passado pela liderança e apresentasse uma excelente navegação e uma Sherco sem problemas. No entanto, Casteu atrasou-se na segunda etapa em Marrocos (Er Rachidia) e não mais conseguiu recuperar, perdendo mais tempo nos dias seguintes até se fixar em quarto, tentando um derradeiro forcing para se chegar a Gonçalves.

Quanto ao holandês, o piloto da BMW esteve também em bom plano, sobretudo na navegação, mas Verhoeven nunca se conseguiu verdadeiramente aproximar de Rodrigues e companhia de forma ameaçadora para tentar um brilharete em África. Destaque igualmente para as prestações de Luís Correia (9º) e Mário Patrão (Suzuki), este último a terminar atrás de Verhoeven.

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Pos. Piloto Moto Tempo

1º Hélder Rodrigues Yamaha 23h01m13s

2º Ruben Faria KTM a 7m22s

3º Paulo Gonçalves BMW a 31m33s

4º David Casteu Sherco a 32m14s

5º Frans Verhoeven BMW a 1h42m01s

Fonte: estorilportimaomarrakech.com

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