Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Sul Espanha 2009 – Parte I

Aproveitei os últimos 4 dias de férias em Agosto para fazer uma voltinha de moto pela Andaluzia. A partida foi a 13 de Agosto, 5ª-Feira e regresso a 16 de Agosto, Domingo.
Em linhas gerais o percurso foi este:
5ª-Feira – 13 de Agosto
Partida de Moura em direcção ao Rosal de la Frontera e incursão pelo percurso que faço habitualmente quando me desloco até ao Algarve. O percurso até Gibraleon é normalmente agradável de se fazer, quer pela paisagem, quer pelas curvas, mas de momento tem várias zonas em obras o que o torna um pouco perigoso.
Primeira paragem para reabastecimento perto de Huelva, que mesmo com o aumento do imposto sobre combustíveis em Espanha ainda está bem mais barato que em Portugal. Segui em direcção a Mazagon que é já zona costeira, com praia e zona tipicamente balnear. A estrada costeira é bastante agradável e com passagem por várias praias ao longo da costa até Matalascañas.
Na zona de Matalascañas a estrada retoma novamente para o interior pois a partir dai é o Parque Nacional Doñana. Neste parque existe um projecto de preservação do Lince Ibérico e um centro de reprodução em cativeiro que tem tido bastante sucesso. Confesso que esperava uma paisagem mais de montado (estilo Alcornocales), e não tanta areia e pinhal, mas pareceu-me bastante cuidado e organizado. Mais informação AQUI.
A fome já apertava e decido seguir para El Rocio onde almocei. O calor já começava a rondar os 38ºC e decidi voltar até uma entrada por onde tinha passado uns km antes, El Acebuche, um centro de visitantes do parque, que por acaso estava fechado até às 4 da tarde mas que tinha sombra, wc e um parque de merendas onde descansei até me fazer de novo à estrada.



De novo na estrada em direcção a Sevilha, com passagem por Villamanrique de la Condesa, já com o Parque Doñana para trás. Chegado ao centro de Sevilha estaciono e decido passear um pouco a pé pela zona da catedral, que a essa hora já estava fechada… Sevilha é uma cidade também muito turística, com muitos visitantes estrangeiros a passearem pela zona e a ‘derreterem’ com o calor brutal. Quando já ia de saída, por volta da 18:30h, os placares de rua ainda marcavam 40ºC.





Sai de Sevilha em direcção a Cádiz, pois nas minhas pesquisas tinha visto uns parques de campismo a sul de Cádiz na zona de Chiclana de la Frontera e Conil de la Frontera. Cheguei a Chiclana e não vi uma única indicação de Camping, pelo que decidi perguntar num café, aplicando o meu melhor Castellano!!! O senhor lá me deu as indicações, mas como ainda era longe a coisa foi um bocado ‘genérica’.
Meto-me ao caminho e vou realmente ter a uma zona balnear, muito ao estilo Albufeira e Quarteira, a abarrotar de carros, pessoas e até engarrafamentos. Encontrei várias indicações de praia, hotel…. Golf, mas camping nem vê-las. Lá tive que ir perguntando a várias pessoas e lá consegui chegar ao local, finalmente – Camping La Rana Verde, é preciso mesmo querer ir lá porque não há uma única placa com indicação do mesmo.
O parque tem boas condições, é limpo e apesar de um pouco cheio é sossegado pois fica afastado da tal ‘Albufeira’, mas em Agosto e durante o GP de Jerez cobram uma parcela completa, o que acaba por prejudicar quem vai de moto e com uma tenda pequena, mas enfim, como era apenas uma noite passou.
Depois de montar acampamento acabei por jantar pelo restaurante do parque, que até tinha música ao vivo, e ‘caminha’, que já ia com 450 km nos costados.
Segue dentro de momentos…

Sem comentários: