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quinta-feira, 10 de abril de 2008

GP de Portugal 2008 - Estoril

Já neste fim-de-semana!!


Os heróis do motociclismo de Velocidade vão competir no Autódromo do Estoril pelo nono ano consecutivo. Desta vez chegam mais cedo, na Primavera, proporcionando à “aficcion” lusitana uma observação privilegiada das hostes na fase inicial do Campeonato do Mundo. O espectáculo, esse, é sempre garantido.

Por estes dias todos os narizes empinam para o céu, quais barómetros meteorológicos. E se chover no Domingo?... Muito simples, o espectáculo até pode ser redobrado. Qualquer adepto que assistiu ao vivo à edição de 2002 – sob chuva – não hesita em qualificar esse Grande Prémio como um dos mais emocionantes no Estoril.

Equipas e pilotos têm necessariamente outra opinião. Para eles, já bastam as trabalhosas especificidades da pista lusitana – o vento, que nunca se sabe quando sopra, com que intensidade e direcção; temperatura incerta do asfalto; ou um traçado exigente para acerto das afinações, pois tanto requer muita "cavalagem" na recta da meta como potência a baixos regimes nos sectores sinuosos, na pista mais lenta do Campeonato. A "trabalheira" é redobrada quando chove, sobretudo se S. Pedro abrir a torneira de forma intermitente, alternando com "abertas" ao longo do fim-de-semana. Nesse caso, o "ranger de dentes" atinge o clímax, nomeadamente quanto à escolha de pneus.

Com chuva ou sem ela, o espectáculo está sempre assegurado, tanto mais que o G.P. de Portugal constitui apenas a terceira jornada da competição. O "cheiro" a material novo em evolução, bem como as diferenças reduzidas entre os favoritos na tabela de pontos, admitem variado leque de prognósticos para as corridas de Domingo.

Quem vai ganhar em MotoGP?... Será Rossi pela sexta vez nesta pista, conduzindo uma Yamaha mais competitiva que no último par de temporadas?... Dani Pedrosa com a Honda?... O actual campeão, Casey Stoner, aos comandos da Ducati?... Jorge Lorenzo, em Yamaha, conseguirá o seu primeiro triunfo na "classe-rainha"?...

Os pilotos referidos ocupam as quatro primeiras posições do Campeonato, com Pedrosa na frente. A seguir surgem dois novos "recrutas" do MotoGP (além de Lorenzo) – o italiano Andrea Dovizioso (Honda) e James Toseland (Yamaha), este o britânico campeão do mundo de Superbikes. Depois, o campeão MotoGP de 2006, Nicky Hayden (Honda), e o experiente Loris Capirossi (Suzuki). E se chover?... Então, será maior o lote de candidatos à vitória, pois o pelotão está bem recheado de condutores hábeis.

Claro que as "motos grandes", esses espantosos protótipos de MotoGP, concentram particularmente as atenções. Mas na manhã de Domingo o ambiente começa a "aquecer a sério" quase duas horas antes com a prova de 250cc, enquanto este ano as 125cc fecham o programa de corridas. Duas classes que também fazem subir – e muito – a adrenalina dos aficcionados.

Por outro lado, em 250cc vai alinhar um piloto português. Trata-se de Sérgio Batista, vencedor do Campeonato de 85cc em 2006, e este ano empenhado no "Nacional" de StockSport 600. Aos comandos de uma Honda RS já com alguns anos, a missão de Batista passa essencialmente por tentar obter, nos treinos qualificativos, um tempo que garanta o apuramento para a corrida.

Outro lusitano em acção será Miguel Oliveira, envolvido na prova de apoio "Red Bull MotoGP Rookies Cup", cuja corrida está marcada para a tarde de Sábado. Trata-se de uma competição monomarca, pois "jovens lobos" seleccionados conduzem as KTM 125. Miguel Oliveira já experimentou essa moto durante dois dias de treinos no Autódromo, e apesar da pouca familiaridade com a "montada", procurará explorar o seu profundo conhecimento do circuito para conseguir um desempenho relevante.

Lá estarei.

Fonte: fnm.pt e circuito-estoril.pt

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