Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Morreu José Megre

José Megre faleceu vítima de doença prolongada. A sua última viagem chegou antes de conseguir conhecer o único pais que faltava no seu vasto currículo de viajante, o Iraque.

Considerado o “Pai” do Todo-o-Terreno em Portugal, foi graças a ele que temos hoje em dia várias provas de caris internacional que tanto nos orgulham, e despertou em muitos o gosto pela modalidade e a participação em provas além fronteiras, com destaque para o Dakar. 

Pequena biografia de uma grande vida

Nascido a 26 de Março de 1942, em Lisboa, José Megre desde cedo se começou a interessar por automóveis.

Depois de efectuar um Curso de Engenharia Mecânica com especialização em Automóveis em Londres, Inglaterra (1963-66), Megre decidiu participar nalgumas competições automóveis, em especial no Todo-o-Terreno, de entre as quais se destacam as participações pioneiras no Dakar ao volante dos saudosos UMM.

Aliás, a partir de 1982, Megre passou a dedicar-se exclusivamente à disciplina de todo-o-terreno como piloto, ao que se seguiu a criação e organização das maiores provas desportivas internacionais desta especialidade que ainda hoje se realizam em Portugal, das quais são exemplo a Baja de Portalegre, Baja de Portugal Vodafone 1000, Rally Transibérico, 24 Horas de TT de Fronteira ou o Transportugal. 

Para além das suas participações no rali Paris-Dakar, foram também relevantes as suas participações no rali Paris Cidade do Cabo e Paris-Moscovo-Pequim, entre várias outras provas internacionais de todo o terreno.

Desde 1987 foi o responsável pela criação e organização de várias expedições intercontinentais em África, Ásia e Américas, todas elas com um mínimo de 15 mil quilómetros. É o sócio número 1 e co-fundador do Clube Todo o Terreno, criado em 1982, e Presidente e co-fundador do Clube Aventura, iniciado em 1984.

De salientar, ainda, os 30 anos dedicados ao sector automóvel, como Director Técnico, Administrador e finalmente Consultor do Grupo Entreposto nas seguintes marcas: 20 anos com a Datsun Nissan, três anos com a Renault Camiões, e finalmente nove com a Porsche.

Fonte: josemegre.com e autosport.aeoiu.pt

Sem comentários: