Blog de Motos, Viagens, Bricolage, Livros...

quinta-feira, 30 de agosto de 2007

NTV Roubada

ATENÇÃO



Esta moto foi roubada no passado dia 29 de Agosto, cerca da 4 da manhã, perto de Almancil, no Algarve.

É uma NTV 650, preta, matricula 21-59-CC. Tem um escape tipo “café racer”, muito barulhento, tem uma pega cromada na parte de trás do banco, tem um guiador tomaselli de alumínio polido, como podem ver nas fotos.

Como podem ver não estava muito estimada, mas no entanto era o meio de transporte diário de um amigo meu que ficou obviamente muito triste.

Quem tiver alguma informação agradeço que contacte para o 966064750 ou para o email
eduardogeraldo@sapo.pt .

domingo, 26 de agosto de 2007

APE Desmosedici

Só sei que se trata de uma Piaggio APE, daquelas do gás, com um motor Ducati Descosedici.

Gostava de ver este brinquedo a andar.


quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Alex Vieira


Vale a pena dar uma vista de olhos ao invejável palmarés deste Português radicado em França, que fez a sua carreira principalmente em Superbikes e Resistência, alcançando inúmeras vitórias ao mais alto nível.

É o único piloto Português a constar da
“Motorcycle Racing Heroes of the Past”.

Vénia para este Senhor…

1985
- Piloto oficial Honda France-Michelin
- 2º nas 24 horas de Liége
- Victória no Bol d'Or

1986
- Piloto oficial Honda France-Michelin
- 2º no Campeonato do Mundo de Resistência
- Victória nas 24 horas de Le Mans
- Victória nas 24 horas de Liége
- Victória nos 1000 kms de Hockenheim
- Victória nos 1000 kms de Jerez

1987
- Piloto oficial Honda France-Michelin
- Campeão de França de Superbike
- 3º nas 24 horas de Le Mans

1988
- Piloto oficial Honda France-Michelin
- Victória nas 24 horas de Le Mans
- Victória no Bol d'Or
- 2º nas 24 horas de Liége
- 2º no Campeonato Francês de Superbike

1989
- Piloto oficial Honda France-Michelin
- Vencedor da Taça FIM de Resistência
- Campeão de França de Superbike
- Victória nas 24 horas de Le Mans
- Victória nas 24 horas de Liége
- Victória nas 8 horas de Suzuka
- Victória no Bol d'Or
- Victória na Áustria no Campeonato do Mundo de Superbike

1990
- Piloto oficial Honda France-Elf-Michelin
- Vencedor da Taça FIM de Resistência
- Victória nas 24 horas de Le Mans
- Victória no Bol d'Or
- 3º nas 8 horas de Suzuka

1991
- Piloto oficial Honda France-Elf-Michelin
- Vencedor da Taça FIM de Resistência
- Vice-Campeão de França de Superbike
- Victória nas 8 horas da Malasia
- Victória no Bol d'Or
- 2º nas 8 horas da Austrália
- 3º nas 24 horas de Le Mans

1992
- Piloto Oficial Kawasaki
- 2º nas 24 horas de Liége
- 2º no Bol d'Or

1993
- Piloto Oficial Kawasaki
- Campeão de França de Superbike
- 2º no Bol d'Or

1994
- Piloto oficial Honda France-Elf-Michelin
- 3º no Campeonato de França de Superbike
- 2º nas 24 horas de Le Mans

1995
- Piloto oficial Honda France-Elf-Michelin
- Victória nas 24 horas de Le Mans
- 5º nas 24 horas de Liége

1996
- Piloto oficial Honda France-Elf-Michelin
- Vice-Campeão do Mundo de Resistência
- Victória no Bol d'Or
- 3º nas 24 horas de Le Mans
- 3º nas 24 horas de Liége

Fonte: bmc-moto.com e highsider.com

terça-feira, 21 de agosto de 2007

B&B - # 10


Bikes & Babes de regresso, desta vez com uma Ducati e duas Babes.
É que este ano a Ducati está realmente a valer por duas...
Lá mais para o fim da semana postarei uma pequena homenagem ao mais internacional e premiado piloto Português em duas rodas.
Aguardem...

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

INEM – Utilização de Motos

Mais um grande exemplo da mobilidade das motos em cidade e trânsito muito condicionado, desta vez para salvar vidas. Vale a pena ler a notícia e constatar as vantagem da emergência em moto.

O uso de motas em situações de emergência médica permite socorrer mais rapidamente as vítimas, principalmente em zonas com congestionamento de trânsito, conclui um estudo realizado a partir de um projecto-piloto do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).


O estudo, publicado na última edição do American Journal of Emergency Medicine, analisou a capacidade de resposta de motas na emergência médica pré-hospitalar a partir da experiência de médicos do INEM no Porto, salientando que a rapidez da resposta na emergência médica é um factor importante para determinar o prognóstico da vítima, mas o tempo de chegada é muitas vezes condicionado pelo trânsito.

Miguel Soares de Oliveira, um dos autores, explicou que este estudo «sugere à comunidade científica mundial que este pode ser um meio para usar em locais onde existe congestionamento de trânsito, especialmente quando a situação é emergente e é necessário um meio que se desloque o mais rápido possível, sendo também uma forma de gerir melhor os recursos disponíveis».

«Estas motos estão equipadas com pequenas malas laterais com material de emergência igual a uma ambulância, excepto na maca», disse Miguel Soares de Oliveira, salientando que «podem realizar o mesmo tipo de abordagem inicial que uma ambulância, com a vantagem de ser um meio mais rápido para circulação».

O projecto-piloto do INEM foi estabelecido em Lisboa e no Porto em Julho de 2004 e tem reduzido os tempos de resposta, chegando mais rápido às vítimas em zonas de congestão de trânsito, tirando vantagem do reduzido tamanho e versatilidade deste veículo.

As conclusões do trabalho baseiam-se nas 1.972 chamadas a que respondeu a moto de emergência médica no Porto entre Julho de 2004 e Dezembro de 2005.

Relativamente ao universo analisado, as motos chegaram antes dos outros veículos em 63% dos casos e em 18% deles (355 casos) não foi necessário enviar para o local outro tipo de transporte, concluindo o estudo que as motos de emergência médica podem intervir numa grande variedade de situações clínicas com resposta mais rápida garantida.

As razões para as 1.972 saídas de emergência da moto no Porto foram doença súbita (868 casos - 44%), trauma (419 - 21%), intoxicação (96 - 5%) e apoio a outros veículos de primeiros socorros (63 - 3%).

Entre os socorros prestados, as acções mais frequentes foram a administração de oxigénio (626 casos - 48%), a imobilização (118 - 9%) e controlo de hemorragias (101 - 8%).

«Há estudos no sentido de que a triagem telefónica ao nível da emergência é insuficiente e em situações específicas as motos permitem ir verificar de forma segura e eficiente qual a melhor gestão dos veículos de emergência a enviar para o local e dar logo os primeiro-socorros a eventuais vítimas», realça Soares de Oliveira, sugerindo ainda o seu uso em casos de perigo de vida.

O autor realça que o recurso à emergência médica motorizada «funcionaria sempre num sistema integrado», em complemento dos meios tradicionais, como ambulâncias e helicópteros.

Miguel Soares de Oliveira salienta que o meio é seguro, os condutores têm fatos especiais de protecção, treino em emergência médica, desfibrilhação e condução de motos.

O sistema já é usado em alguns Estados dos EUA e na Grécia e o modelo português já foi copiado recentemente na Noruega, estando a funcionar em Oslo.

O trabalho foi desenvolvido pelos médicos Miguel Soares de Oliveira, Paula Egipto, Isabel Costa, Luís Manuel Cunha Ribeiro.

Fonte: diariodigital.sapo.pt e inem.pt

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Calendário 1988 - Shell


Mais um objecto de colecção, desta vez um calendário de 1988 da campanha publicitária da Shell. Este mencionava a participação do piloto Pedro Amado no Campeonato Nacional de Enduro de 1987 aos comandos de uma Yamaha YZ, e obviamente patrocinado pela marca.

Gosto da frase da campanha: Shell – A lubrificiência.
Lubrificiência = Lubrificação+Ciência.

Tá boa!!

segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Circuito Vila do Conde – Anos 70

Já tenho estas fotos há algum tempo, encontradas no fórum da revista Auto Hoje, mas esta semana a “vasculhar” no computador reencontrei-as.

Vila do Conde era um dos circuitos de velocidade citadinos existentes em Portugal, e que reunia milhares de amantes do desporto motorizado por altura da realização das corridas. É certo que houve alguns acidentes graves, até mortais, no circuito mas a decisão, em meu entender, deveria ser de melhorar as condições de segurança para pilotos e público e não acabar definitivamente com o circuito. Ao que parece o programa Polis de Vila do Conde encheu o circuito de rotundas, dificultando ainda mais a tarefa de recuperar estas carismáticas corridas.

Em Espanha aumentam o número de circuitos de velocidade, nós por cá nem conseguimos manter os que temos. É a triste realidade.

Fotos: forum.autohoje.com






quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Motor Magnético Revolucionário

Não costumo postar vídeos, mas como gostei da dica do President, aqui fica uma boa alternativa aos motores actuais. Tem tudo para ser o futuro.

Magnetismo – A energia do futuro

Será o fim das energias fósseis?

Baseado num simples princípio básico, de atracção e repulsão de corpos magnéticos, já é possível colocar em movimento perpétuo um sistema que permite gerar energia mecânica de forma continua e quase ilimitada.

Um motor que pode gerar movimento sem consumir nenhuma energia, sem ruído e sem poluição, se forma silenciosa, limpa e gratuita. Quase um milagre da tecnologia.

Já em fase de testes no Japão, só vai ser preciso vencer os fortes e poderosos especuladores e produtores de petróleo. Será a nova revolução energética do século, sem escapes, depósitos ou baterias.


O mundo nunca mais será o mesmo!!!

terça-feira, 7 de agosto de 2007

domingo, 5 de agosto de 2007

Alfinete de Lapela - Motorizadas Perfecta




Começa aqui uma série de posts em que vou mostrar algumas raridades deste género: Alfinetes de Lapela, pins, porta-chaves, isqueiros, matriculas antigas, calendários, etc.

Este exemplar faz parte da “Colecção Familiar” Eh Eh!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

KillSpills


Mais uma excelente campanha em defesa da segurança na estrada dos motociclistas e mais uma vez nos chega dos lados do Reino Unido.

Esta campanha visa alertar todos os condutores para não fazerem abastecimentos excessivos nos seus veículos, pois esse excesso, ao ser derramado na via pode provocar acidentes a outros condutores.

Segundo um estudo levado a cabo pelos organizadores da campanha, entre 2000 e 2005 os derrames de combustível no pavimento provocaram no Reino Unido:

595 Acidentes Graves;
3020 Acidentes Ligeiros;
617 Feridos Graves;
22 Mortes.

Os derrames no pavimento acabam por ser uma situação bastante ridícula, uma vez que são os próprios “prevaricadores” que pagam os milhares de litros de combustível que nem utilizam, pois caem para as estradas devido a abastecimentos excessivos, tubos de respiração sem reservatório ou mesmo bocais com deficiência.

Em Portugal os derrames também causam vítimas e por isso cabe-nos a todos fazer o alerta.

Fonte: www.gam-moto.pt e www.killspills.org.uk